Os 150 Anos de “Amor de Perdição”

22-11-2012 13:58

Os 150 Anos de “Amor de Perdição”

“Se, por virtude da metempsicose, eu reaparecer na sociedade do século XXI, talvez me regozije de ver outra vez as lágrimas em moda nos braços da retórica, e esta 5.edição do

Amor de Perdição quase esgotada.”

In Prefácio da Quinta Edição, Camilo Castelo Branco

 

Novela composta em 1861, por Camilo Castelo Branco, durante o tempo em que o autor esteve preso por adultério na cadeia da Relação do Porto. Foi baseada num episódio real da vida do seu tio, Simão Botelho, que lhe terá sido contado por uma tia, cujo registo terá sido encontrado nos livros de assentamentos da cadeia.

A manipulação e a ficção, por parte de Camilo, são de tal forma livres, que converteu esta obra, na novela sentimental mais famosa do Romantismo português.

Segundo as palavras de Vasco Graça Moura “No Amor de Perdição, Camilo opõe ao mundo envelhecido e rígido dos preconceitos, das prosápias de nobreza, das imposições familiares, dos tabus sociais, um mundo ainda «novo» da revolução dos sentimentos, dos direitos do coração e da pulsão romântica. Já o tinha

feito inúmeras vezes, mas agora procurou exprimir tudo isso num caso-limite em que a ansiedade do leitor por conhecer o desfecho e a sua expectativa de que esse desfecho seja feliz são mantidas até ao fim.

Aquele é um mundo de pais tiranos, de fidalguias hirtas, de magistrados empertigados e freiras frustradas, de honra, pundonor e compromissos ancien régime, de interesses materiais disfarçados, de reclusões conventuais, de hipocrisias sociais, de sicários e mortes à queima-roupa. Este é um mundo da espontaneidade dos sentimentos, da rejeição das convenções, da violenta atração e do desejo por cima de todas as barreiras: tem portanto de explodir rapidamente sob pena de, se isso não acontecer, toda essa pulsão ser ingloriamente domesticada e acabar incorporada na ordem social das coisas, uma vez passada a tempestade e apagado o incêndio.”

 

https://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2840968

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.