REGRESSO ÀS AULAS

14-09-2012 00:00

REGRESSO ÀS AULAS

"A principal meta da escola é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. Jean Piaget

 

Setembro é o mês do regresso às aulas! Aproveita ao máximo os últimos dias de férias, para daqui em diante viveres tempos de estudo e aprendizagem.

Pelo impacto que a escola tem na construção do teu futuro, propormos-te abordar alguns  aspetos que, se descurares, podem ter impacto na tua saúde, por exemplo: o peso da mochila, a importância de estares bem sentado(a), a necessidade de tomares um bom pequeno almoço, enfim um sem número de aspetos que terás de respeitar.

 

 

Conselhos para Facilitar o Sucesso Escolar

  • Não faltar às aulas! Pode não parecer mas é mesmo muito importante. Quando estás nas aulas, mesmo que não gostes do professor ou da disciplina, se tiveres vontade de aprender, vais sempre ouvir a matéria e tirar os teus apontamentos, Assim, quando fores estudar, tudo será muito mais simples! Para além disso, evitas reprovar por faltas ou ter problemas com os teus pais e professores.
  • Fazer esquemas e resumos. Se escreveres a matéria por palavras tuas, faz com que a aprendas mais depressa e que, quando a fores estudar/rever,  apenas aquilo que é essencial. Isto facilita, em muito, a tua aprendizagem.
  • Tirar dúvidas e fazer exercícios! Quando tiveres uma dúvida, não tenhas receio em pedir ajuda ao professor ou a um colega, pois só assim poderás ser esclarecido. Por vezes, uma dúvida leva a que confundas toda a matéria. Também é importante que faças exercícios, pois só saber a matéria não chega, é preciso saber aplicá-la. É isso que te pedem nos testes!
  • Empenhares-te e esforçares-te. Nada se consegue sem trabalho. As “coisas” difíceis têm outro sabor, por isso o empenho e o esforço são essenciais.
  • Ser responsável. A liberdade implica responsabilidade. O facto de teres muita liberdade, não quer dizer que tenhas de fazer tudo o que queres, por isso, quanta mais liberdade tiveres, mais responsabilidade tens de ter e não te deixar seguir por caminhos menos bons. Se queres ser um(a) bom(a) aluno(a) tens de lutar pelos teus objetivos.
  • Fazer um horário. Como tens sempre muito para fazer e o tempo parece que nunca chega, a melhor solução é organizares-te fazendo um horário semanal com as tarefas a horas fixas: as aulas, o estudo, a hora do descanso, as atividades desportivas, etc.
  • Ter atividades extra. Não é só por te dedicares aos estudos que vais ter boas notas. Deves ter uma ocupação extra, que ocupe algum tempo por semana, para te manteres saudável e libertares o stress. Assim, ficarás mais capaz quando chegar a hora do estudo.
  • O desporto é uma ótima atividade!
  • Dormir e ter uma boa alimentação. É essencial dormir pelo menos 7 e 8 horas por noite, pois o organismo precisa de repor o que se perdeu durante o dia. Caso não durmas o suficiente, a tua memória e atenção estarão mais debilitadas e o teu rendimento será menor.
  • A alimentação é outro aspeto muito importante. O teu organismo deve ter todos os nutrientes essenciais para que consigas ter um bom rendimento na escola. Na altura de mais trabalho bebe um chá quentinho antes de dormir. Faz milagres!
  • Ser feliz e ter amigos. Nem sempre estamos felizes, por isso é bom ter alguém com quem falar dos nossos problemas, que nos compreenda e apoie. Deves escolher para amigos pessoas com objetivos semelhantes aos teus, caso contrario terás muitos desentendimentos, o que acabará por te prejudicar.

 

BOM ANO!

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.