Fotos da Atividades
Planificações das Atividades:
- Plano da atividade - Perceção de Tempo.pdf (365647)
- Plano da atividade - Bolo da caneca.pdf (65351)
- Plano da atividade - Saga.pdf (131604)
- Plano da atividade Contar na Biblioteca.pdf (68405)
- Plano da atividade - Área vocabular.pdf (66029)
- Plano da atividade Ondina e o Peixinho Vermelho.pdf (66542)
- Plano da atividade Danças Históricas.pdf (67359)
Ondina e o Peixinho Vermelho
No segundo período, eu, juntamente com outros meus colegas, participei na elaboração de um pequeno filme. Este filme tinha o título de Ondina e o Peixinho Vermelho. O trabalho foi orientado pelo professor de Música, Rui Fernandes, e foi apresentado na biblioteca na semana da leitura.
Durante a elaboração do filme, lemos a história, interpretámo-la e compreendemo-la. Fizemos, ainda, muitos desenhos, pinturas e colagens. Depois, distribuímos o papel das personagens por cada um dos meus colegas. A mim coube-me a personagem Peixinho Vermelho.
De seguida, passamos à gravação das vozes de cada uma das personagens.Para a produção do filme, tivemos de tirar 1.400 fotografias para podermos fazer a animação dos desenhos das personagens e das paisagens.
Querem saber a história? Então vou contar.
Ondina, a sereia, desejava saber como era viver fora de água. Esta vontade apareceu porque andava a ler um livro. Satisfeito o seu desejo, Ondina acaba por conhecer Pedro. Este estava muito triste porque tinha perdido o seu Peixinho Vermelho (Roberto), enquanto lavava o aquário. Ondina acalma-o e decide ajudá-lo. A sereia pede ajuda aos seus colegas – o polvo, o Rei Neptuno, a Roberta, a Estrela-do-Mar - e estes aceitam. Todos juntos acabam por encontrar o peixinho de Pedro.
No final da história o Peixinho Vermelho diz que não gostava de viver num pequeno aquário. Ele preferia viver num espaço junto ao mar, para ter maior liberdade.
A história deste filme pretende dizer que todos os seres gostam mais de viver em liberdade.
Gostaram?! Se quiserem saber mais sobre a história, podem ler o livro. Ler é bom!
Texto escrito pela aluna da Educação Especial
Cláudia Sofia Freitas Lopes, nº 8, 9º D